Voltar a Notícias

.......

A gestão eficiente do tempo

 

Por Manuel Pereira

 

 

 

Todos os colaboradores numa organização devem contribuir para executar a estratégia implementada, através de tarefas e de procedimentos diários com o propósito de contribuir para uma melhoria contínua de todo o organismo, devendo a estratégia ser eficiente e simultaneamente capaz de constituir uma mais valia para todos os seus membros.

 

"Usar o tempo eficazmente deve construir o seu ideal, mas nunca se deve transformar numa obsessão. Se tiver os valores certos, tal nunca acontecerá. Lembre-se sempre do fim para que está a gerir o tempo. Se aparecer um fim superior, seja flexível. Um dos objectivos da gestão diária do tempo é precisamente libertá-lo, por forma a ter tempo para o inesperado. Isso implica fazer o que tem de ser feito de modo mais econômico. Quando não estiver a pescar, remende as redes.
... Elabore diariamente uma lista do que tem a fazer, com os itens organizados ou marcados segundo uma determinada ordem de prioridades. Faça-o na noite anterior, para poder dormir sobre o assunto..."(1)

 

A gestão eficiente do tempo é também um dos requisitos para uma eficaz aplicação das técnicas de marketing pessoal, pois todos nós dispomos das mesmas horas por dia. Contudo, nem todos as gerimos da melhor maneira sendo a ausência de uma gestão correta do tempo e das prioridades um fator de desestabilização da aplicação das regras do marketing pessoal.

 

Definir de forma correta as tarefas diárias a implementar, escritas se necessário for, pode constituir per si um guia para as atividades e tarefas verdadeiramente necessárias e prementes, separando o acessório do essencial sendo que o objectivo é que sejam cumpridos os prazos, os compromissos assumidos no tempo oportuno e constituindo assim uma contínua melhoria da concretização dos objetivos a curto, médio e longo prazo.

 

"Escrever seus planos, metas e ideias faz com que eles se tornem mais reais para você. Ao escrever, você percebe falhas e descobre outras alternativas em que não havia pensando antes. Cada passo que você dá para definir o que quer e o que precisa fazer para chegar aonde quer aumenta suas chances de realmente atingir seus objectivos."
... Pessoas que mantêm um diário ou algum tipo de registo das suas aspirações têm 32% mais chance de sentir que estão progredindo na vida".(2)

 

Ao registar os pensamentos, as ideias e os sentimentos, cada pessoa procura encontrar aquilo que procura, pois através da escrita existe uma descoberta pessoal e uma visualização mais eficiente dos traços de personalidade e acima de tudo daquilo que caracteriza cada ser humano. 
Podemos dizer que através da expressão escrita fica naturalmente um registo daquilo que cada um reflete, pensa e supõe ser o mais apropriado para o momento presente e o futuro, podendo sempre medir a performance, a evolução e crescimento de cada um.

 

"Hoje não estamos perante uma sociedade em que as classes sociais definem os estilos de vida e orientam as identidades sociais. Atualmente são os indivíduos, com a sua estoicidade e um destino ainda por traçar, que dominam o tecido social, fazendo vingar a sua singularidade e lutando pela sua realização pessoal. Seria, talvez, adequado que a TV refletisse esta tendência atual e colocasse dentro do pequeno monitor histórias de vida que se distinguem por traços particulares, respeitando, desde modo, um dos princípios que a orientam: o da mutabilidade.


... A televisão assume-se, pois, como um palco adequado para a exposição dessas singularidades".(3)

 

A televisão assume um papel preponderante da utilização do uso da palavra, som e imagem usados por e para os cidadãos, contribuindo decididamente para a construção conjunta do espaço público.


Bibliografia:
(1) ADAIR, John, A gestão eficiente do tempo, Ed. Europa-América, Mem Martins, Mem Martins, 2ª edição, pág. 94.
(2) NIVEN, David, PH.D., 100 segredos das pessoas de sucesso, Ed. Sextante, Rio de Janeiro, 2002, pág. 54.
(3) PINTO, Manuel, Coordenação, Televisão e Cidadania, Ed. Campo das letras, 2ª edição, Porto, pág. 95

 

Fonte: Rh.com.br

http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Artigo/9490/a-gestao-eficiente-do-tempo.html


Copyright 2011-2012 - Todos os Direitos Reservados - Images by Free Digital Photos