Voltar a Notícias

.......

Alguns caminhos da liderança

 

 

O termo “liderança” vem sendo amplamente discutido dentro das empresas e pelos gestores. Mas este conceito vai além de técnicas, conhecimentos e experiências, ser um bom líder é saber lidar com pessoas e situações adversas da melhor forma possível.


São diversas as ferramentas e ensinamentos para dizer como o bom líder deve se comportar e o coaching é uma dessas opções. De acordo com Madalena Feliciano, diretora do Instituto Professional de Coaching, o bom líder é aquele que se importa com os liderados e entende a importância de buscar o melhor de si para extrair o melhor dos outros.


A profissional destaca quatro características fundamentais para que os lideres alcancem os resultados almejados:


O primeiro passo é construir ambientes seguros. O bom líder sabe que os colaboradores só demonstrarão comprometimento, motivação e engajamento se sentirem que estão em um ambiente seguro. “Para isso acontecer, o ideal é colocar em prática os princípios fundamentais para todo ser humano – como respeito, bom senso, e educação -, gerar confiança entre todos os membros da equipe e conseguir o comprometimento e engajamento de todos” comenta Madalena.


Ter uma boa comunicação. O ideal é aprender a ouvir a essência do que os colaboradores dizem e adequar a linguagem e o meio de comunicação para construir uma relação clara. “As palavras são poderosas, por isso, a forma de comunicação de um líder é essencial” observa a especialista.


Respeitar códigos de honra. O profissional consegue enxergar até que ponto os colaboradores conseguem ir e esforça-se além dos limites para superar medos e fraquezas. “Um líder que trabalha com as técnicas do coaching possui forte compromisso ético que se reflete em cada palavra e em cada ação sua. Ele adota uma forma e uma filosofia de vida baseadas em códigos de honra, que faz dele alguém especial”.


Agir no presente com foco no futuro. Manter uma visão estratégica é fundamental para certificar-se se bons resultados. O líder que atua dessa forma consegue inspirar e influenciar a equipe que comanda a partir do comportamento e atitude. “A verdadeira arte da liderança está em saber viver no presente com foco no futuro”, finaliza Madalena.

 

Fonte: RH Central

http://www.rhcentral.com.br/howto/howto.asp?cod_howto=1128


Copyright 2011-2012 - Todos os Direitos Reservados - Images by Free Digital Photos