Voltar a Notícias

.......

 

Benefícios contribuem para a atração e a retenção de talentos

 

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br http://www.rh.com.br/Portal/imagens/seta_baixo.jpg

 

Em um mercado extremanente competitivo, onde atrair e reter talentos tornou-se um constante desafio, afinal a concorrência sempre está atenta aos profissionais que agreguem valor ao negocio e façam o diferencial. Hoje, observa-se que cada organização adota várias estratégias como, por exemplo, ações com foco na melhoria da qualidade de vida, programas de incentivo que resultam em premiações com base no atingimento de metas, iniciativas direcionadas ao planejamento de carreira, entre outros.

 

Na Novelis, multinacional norte-americana que atua na fabricação de laminados de alumínio, um dos diferenciais da gestão é oferecer benefícios aos colaboradores. Segundo José Renato Domingues, vice-presidente de RH da Novelis, todos os anos a companhia realiza pesquisas de mercado para avaliar a competitividade do pacote de benefícios em comparação a outras empresas do mesmo porte e, a partir dos resultados faz-se as adequações quando essas se mostram necessárias.

 

"Todos os profissionais da Novelis têm direito ao nosso pacote de benefícios. Não importa se são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho, estagiários ou estejam em qual unidade da empresa. Todos contam com o mesmo pacote de benefícios", explica Domingues, ao acrescentar que o setor de Salários e Benefícios que responde à área de RH é o responsável pela execução dessa iniciativa.

 

Na prática, o programa é resultado de uma evolução dos benefícios praticados pela empresa ao longo dos anos. Para se ter uma ideia, em todas as unidades da companhia existe o plano de previdência privada, onde a empresa realiza contribuições para os funcionários, além das contribuições normais. Todos os profissionais, vale destacar, têm direito a planos de saúde com cobertura de quarto particular.

 

Cada benefício implementado pela Novelis foi assessorado por consultorias especializadas em cada ramo, o que garantiu a adoção das melhores práticas de benefícios. "Na área de saúde, por exemplo, além dos planos de assistência médica, realizamos regularmente programas de orientação de alimentação, cuidados com a saúde e bem-estar, acompanhados pelos médicos que estão em cada unidade", cita o vice-presidente de RH. 

 

Quando indagado de que forma os benefícios foram apresentados ao público interno, Domingues comenta que a comunicação interna da iniciativa aconteceu em todas as unidades da empresa, através de reuniões entre os líderes e suas respectivas equipes. Dessa forma, os gestores tornaram-se agentes facilitadores do processo ao mesmo tempo em que possibilitavam aos funcionários apresentarem dúvidas e terem acesso às respostas de forma eficaz e rápida.

 

Os beneficiados - Uma característica peculiar do programa é que o mesmo se pauta pela elegibilidade dentro da estrutura da companhia. Um exemplo é o benefício que concedido aos profissionais do setor Comercial. "Eles têm um veículo adquirido pela Novelis, cujo financiamento é pago em parceria com a empresa que corresponde a 50% para cada profissional. Após três anos, o veículo fica sendo propriedade do profissional e ele poderá adquirir outro no mesmo esquema que permitiu a aquisição do carro anterior", exemplifica o vice-presidente de RH da companhia.

 

Não existe um percentual único de para os funcionários terem direito aos benefícios, pois cada um é gerenciado de maneira própria, sendo que para alguns não existem descontos. Para manter sempre atualizado o mix de benefícios, a Novelis realiza periodicamente uma pesquisa de mercado e benchmarking com empresas líderes em seus segmentos, além de inovar em práticas diferenciadas para setores chaves na empresa, como é o caso da área Comercial. "Nosso grande objetivo é que o programa de benefícios esteja integrado com a estratégia de negócio, bem como às expectativas e às necessidades do funcionário", pontua José Renato Domingues, ao assegurar que a receptividade dos colaboradores em relação à iniciativa tem sido muito positiva.

 

De acordo com ele, de fato, o programa tem sido considerado uma estratégia para manter os talentos, pois os benefícios atuam como um dos fatores de decisão para a permanência dos profissionais na empresa. A iniciativa também é vista como fator decisivo quando a Novelis deseja atrair um novo talento para seu quadro funcional.

 

Os resultados - Os resultados do programa de benefícios da Novelis tem sido traduzido através da segurança que a companhia oferece tanto o profissional quanto à família dele. Por isso, a área de RH mantém uma constante preocupação em adequar os recursos oferecidos às reais necessidades dos colaboradores, o que possibilita aumentar o aproveitamento dos benefícios. Ao ser questionado sobre a importância de iniciativas dessa natureza, José Renato diz que a Gestão de Pessoas na companhia é tratada de maneira estratégica, ou seja, é considerado um motor importante para o sucesso. "A responsabilidade é compartilhada entre a empresa e o profissional, pois acreditamos que sempre há uma relação onde todos ganham", conclui.

 

Fonte:  http://www.rh.com.br/Portal/Salario_Beneficio/Materia/7426/beneficios-contribuem-para-a-atracao-e-a-retencao-de-talentos.html


Copyright 2011-2012 - Todos os Direitos Reservados - Images by Free Digital Photos