Voltar a Notícias

.......

Coaching de Resultados por ser a resposta

 

Rosângela Garcia

 

 

A constante busca da população pela boa colocação no mercado de trabalho e sucesso na vida pessoal abriu espaço para despertar o sinal de alerta em profissionais da área da psicologia e Coaching, que objetivam a cada dia responder ao questionamento: como desenvolver métodos que possam ajudar e potencializar no cliente margem para evitar deslizes que impossibilitem o êxito nos dois lados da moeda?

 

Por fazer parte desse seleto grupo de profissionais da área de psicologia e coaching, deparei-me com inúmeros questionamentos e pontos de vista. Entretanto, também, a pergunta citada acima ganha resposta que vem acompanhada, ao longo de sua criação, de histórico positivo. Trata-se do Coaching de Resultados, desenvolvido por Suzy Fleury, psicóloga e coach famosa por atuar no segmento esportivo, executivo e empresarial. O método é conhecido pela sua eficácia e pela linha de trabalho adotada.

 

O Coaching de Resultados é o processo de mudanças focado em ações estratégicas que geram resultados, aprendizagem e melhoria contínua (o ciclo de excelência). Seu objetivo é o autodomínio, ou seja, capacidade de produzir resultados a partir do enfrentamento de desafios e da resolução de problemas com atitude mental positiva e criatividade.

 

O Coaching utiliza ferramentas para o desenvolvimento profissional e pessoal. O trabalho é realizado a partir de sete elementos: o estado atual, o estado desejado, estratégias, ações estratégicas, resultados, aprendizagem e melhoria contínua. Ele exerce no cliente a consciência da realidade (estado atual), colocando-o frente a frente com um sonho, de forma que ele (sonho) seja transformado em objetivo (estado desejado). Para isso se traçam estratégias que são colocadas de ações que geram resultados, aprendizagem e melhoria contínua. Seguindo esta linha, o atendimento enfatiza a todo o momento a conscientização de que não há barreiras que não possam ser superadas, (considerando que esse sonho seja pertinente e não cause danos a ninguém) ao ponto do aumento da capacidade de produzir mais resultados.

 

Recentemente, apliquei este novo estudo e método numa vertente que atuo: o esporte, mais precisamente no futebol. Os questionamentos em torno da importância dos trabalhos extracampo dos clubes de futebol são contínuos, principalmente com relação às eficácias dentro das quatro linhas. No Mato Grosso do Sul, em um time de futebol profissional, realizei o Coaching com três atletas que migraram das categorias de base do clube para a categoria de cima. Num período de dois meses e meio, desenvolvi com os jovens atletas sessões de atendimento uma vez por semana, sempre focadas no desenvolvimento do estímulo pessoal e profissional.

 

De forma geral, nos jogadores buscamos maneiras de potencializarmos suas habilidades, seus conhecimentos e aprimorarmos suas atitudes. O resultado foi positivo, ao ponto de ter sua comprovação com recentes negociações dos jogadores atendidos para grandes agremiações nacionais e a boa campanha do time no Sul-Mato-Grossense de 2013.

 

O exemplo da ação que coordenei à frente dos garotos comprova o positivismo do Coaching de Resultados também em diferente certame. Portanto, pegando como base todo o fundamento do Coaching de Resultados, mais o exemplo do exercício que realizei, nota-se a função relevante do atalho que o método cria para alcançar o sucesso, por intermédio da melhora contínua e o desenvolvimento da inteligência emocional. Ou seja, ele pode ser a resposta, independente o objetivo.

 

Fonte: Rh Central

http://www.rhcentral.com.br/artigos/artigo.asp?cod_tema=3687


Copyright 2011-2012 - Todos os Direitos Reservados - Images by Free Digital Photos