Voltar a Notícias

.......

Como encarar a pressão e a competição do mercado?

 

 

 
A capacidade de resistir às adversidades e reagir diante de uma nova situação. Um profissional pode precisar dela tanto para encarar a pressão e a competição do mercado quanto para atravessar momentos difíceis, como crises econômicas e acidentes. Veja 9 dicas de como adquirir requisitos essenciais para lidar com essa situação:
 
1. Autoeficácia - Acredite na sua capacidade de organizar e executar ações requeridas para produzir resultados desejados. Treine para perceber melhor as situações, tomar consciência de qual conceito faz de si mesmo e de qual é seu padrão habitual de atitudes. A psicoterapia pode ajudar muito nesse caso, assim como a realização de projetos de forma sistemática e planejada.
 
 
2. Competência social - Pratique a "escuta empática", que convida o outro a falar e oferecer maiores detalhes, adiando julgamentos críticos; e a "escuta ativa", um processo de indagação orientada. Envolver-se em projetos sociais ajuda a desenvolver a consciência moral.
 
 
3. Empatia - A leitura, sobretudo de livros de literatura e biografias, ajuda a pessoa a se imaginar no lugar do outro. Nos filmes, observe a psicologia de personagens, a trama e o contexto.
 
 
4. Flexibilidade - Pense de imediato em aulas de ioga ou dança de salão, por exemplo.
 
 
5.Tenacidade - Indivíduos com baixa tenacidade desistem facilmente. A prática esportiva ajuda, pois aprimora a disciplina e expõe os limites do corpo. É o indivíduo que regularmente faz uma hora de esteira porque sabe que é importante, e não porque gosta.
 
 
6. Solução de Problemas - Entretenha-se com jogos de estratégia, aqueles que fazem pensar em soluções, como o xadrez. Mas, para desenvolver plenamente esse fator, a melhor solução é mesmo a dedicação para colocar projetos de pé — pessoais ou profissionais.
 
 
7. Produtividade - Uma solução é procurar um serviço de coaching. A orientação de profissionais mais experientes pode ensinar como ser ágil e dar respostas certas.
 
 
8. Temperança - Ouvir música, se afastar um pouco e jogar água no rosto, são medidas válidas. No longo prazo, meditação, condicionamento físico e psicoterapia para resolver problemas de autoestima.
 
 
9. Otimismo - competência social, proatividade e autoeficácia são úteis nesse caso. De resto, é ter uma atitude positiva diante da vida.


Fonte: RH Central

http://www.rhcentral.com.br/howto/howto.asp?cod_howto=941


Copyright 2011-2012 - Todos os Direitos Reservados - Images by Free Digital Photos