Voltar a Notícias

.......

Como manter o time unido em tempos de crise?

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br 

Tornou-se notório que a competitividade bate à porta de todas as organizações, a todo o momento. Consequentemente, os profissionais são colocados à prova e se veem diante de exigências cada vez mais desafiadoras. Algumas pessoas conseguem suportar a pressão imposta pelo mercado, já outras entram em estado de desespero. Quando isso acontece, quando os tempos de crise tornam-se acentuados, como a liderança pode atuar para fortalecer seu time? Abaixo, listo algumas sugestões!

1 - Quando o momento de crise chega à empresa, ele projeta nas pessoas questionamentos que, por vezes, podem criar temores, insegurança. O primeiro passo a ser dado pelo líder é convocar todos os membros do seu time para uma reunião e explicar a real situação vivenciada pela empresa.

2 - Durante o encontro, a liderança - mais do que nunca - deve ser uma via de mão dupla e estar aberta para ouvir as dúvidas que, por ventura, estejam atormentando seus liderados. Por essa razão, além de comunicar a situação, o líder precisa ouvir o que se passa pela "mente" do time e abrir espaço para que cada um se manifeste, apresente um questionamento, um posicionamento.

3 - Caso rumores estejam rondando os corredores da empresa, a liderança deve aproveitar a oportunidade de reunião coletiva e pontuar que tais comentários são infundados ou que foram interpretados a partir de informações repassadas de forma inadequada. O importante é não permitir que o boato ganhe força e se dissemine entre o time e até mesmo outros setores.

4 - Uma vez que a comunicação interna, face a face, foi reforçada é o momento de tranquilizar o time e apresentar as alternativas que já estão sendo adotadas pela organização, a fim de que a crise seja superada. Neste momento, é importante deixar claro que a situação pode ser delicada, mas que existem alternativas que superam o problema que afetou à empresa.

5 - É salutar que o líder trace uma ação estratégica coletiva para que seu time se engaje para superar a crise que se abateu sobre a empresa. Contudo, também é aconselhável que a liderança veja em que pontos cada membro do seu time pode atuar de forma mais produtiva, para que o "retrabalho" seja evitado ao máximo.

6 - Identificada os pontos forte de cada membro, é chegado o momento do líder distribuir as atividades que contribuirão para que a companhia reverta a situação preocupante. Ou seja, o colaborador deve estar completamente ciente de suas atribuições, suas responsabilidades e da devolutiva que ele precisa dar até determinado período.

7 - Aceite sugestões. Deixe isso bem claro para seu time, pois as pessoas podem surpreender quando menos se espera. E saliente: "Mesmo que uma ideia, uma proposta possa parecer simples, poderá ser aprimorada e, quem sabe, aplicada pelo departamento". Todos têm a contribuir, não importa o nível hierárquico.

8 - Uma determinada ação não rendeu os resultados esperados? Esse momento exige o equilíbrio emocional tanto do líder quanto dos demais membros do time. Não adianta ficar jogando a culpa em "A" ou "B", pois isso só significará perda de tempo e geração de conflitos desnecessários. O primordial é identificar o ponto falho e saná-lo rapidamente.

9 - Uma iniciativa deu bons resultados? É importante que o líder compartilhe com o time. Isso servirá de estímulo motivacional, para que o time perceba que seu esforço não está sendo em vão. É preciso dar uma "injeção" de ânimo a cada conquista, para que as pessoas sinta vontade de se empenhar em obter resultados.

10 - O líder deve ser o primeiro incentivador de um clima organizacional saudável. Por isso, quando os momentos delicados chegarem lembre-se de que todo o seu time estará com os olhos voltados para você - liderança. Então, não deixe que a situação o torne uma pessoa de face completamente fechada e tampouco alguém sisudo. Quando se afirma que o líder serve de norte para os membros de uma equipe não é por acaso e se a liderança mostra-se otimista a tendência é de que os liderados sigam o mesmo caminho.

Fonte http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Dicas/9678/como-manter-o-time-unido-em-tempos-de-crise.html

 

 

.


Copyright 2011-2012 - Todos os Direitos Reservados - Images by Free Digital Photos