Voltar a Notícias

.......

Como procurar qualidades em um líder

 


 

Antes de ser um grande executivo, um verdadeiro líder deve ser um grande ser humano. Por isso, quando você for desenvolver um profissional para liderar determinada área, antes de se preocupar com a metodologia adequada ou com as capacidades técnicas, procure saber se ele conta com as dez qualidades a seguir:

 

Caráter

 

É a primeira qualidade que se pode encontrar em um líder. Qualquer pessoa que você contrate que tenha “falha de caráter” pode representar o fim de sua organização. As principais qualidades para um líder de bom caráter são: honestidade, integridade, autodisciplina, confiança, perseverança, escrúpulo e ética acentuada no trabalho.

 

Influência

 

Liderança também é influência. Quando você observar a influência de um líder em potencial examine o seguinte: qual o nível de influência do líder? Quem o influencia? E a quem ele influencia? Todo líder deve saber onde está indo e todo seguidor deve saber que está atrás de um líder que sabe que está fazendo.

 

Atitude positiva

 

Um dos ativos mais importantes de um líder é a atitude positiva. Essa postura dá o tom para as pessoas que seguem a liderança.

 

Excelentes habilidades no tratamento com as pessoas

 

Se você tratar as pessoas com gentileza e educação, com certeza será tratado do mesmo modo. Um líder sem habilidade no trato pessoal não terá seguidores.

 

Dons evidentes

 

Todo ser humano que Deus criou tem os seus dons. O problema é que nem todos conhecem esses dons, pois muitas vezes não são aparentes. O líder por natureza tem qualidades que saltam aos olhos.

 

Registro de percurso provado

 

Pessoas sem “registro de percurso” não aprenderam com seus erros ou nem tentaram. Sempre confira o desempenho passado de um candidato. Um líder comprovado sempre possui um registro de percurso comprovado.

 

Confiança

 

Ninguém seguirá um líder que não inspira confiança. Um bom líder tem a habilidade de despertar em seus comandados a autoconfiança.

 

Autodisciplina

 

Todos devem escolher uma opção das duas seguintes: a dor da disciplina que vem do sacrifício e do crescimento; ou a dor do arrependimento que vem da estrada fácil e das oportunidades perdidas.

 

Habilidades de comunicação eficaz

 

Nunca subestime a importância da comunicação. Ela consome uma enorme quantidade de nosso tempo. A habilidade de um líder para transmitir confiança e sua habilidade para comunicar-se eficazmente são semelhantes.

 

Descontentamento com o status quo

 

Status quo em latim significa “a bagunça na qual estamos”. Bons líderes deliberadamente buscam e encontram líderes em potencial.

 

Fonte: Livro: Os 4 segredos do sucesso

Autor: John C. Maxwell Editora: Thomas Nelson Brasil

Matéria do site: http://www.rhcentral.com.br/howto/howto.asp?cod_howto=898

 


Copyright 2011-2012 - Todos os Direitos Reservados - Images by Free Digital Photos