Voltar a Notícias

.......

Como você administra seu tempo para “pensar”?

 

Leonardo Siqueira Borges

 

 

 

O tempo é o grande inimigo de todos, quer seja no âmbito profissional, bem como no campo pessoal. Todos os dias, quando a gente conversa com as pessoas, preste atenção que normalmente a primeira coisa quando você pergunta é "E aí, como vai?". A resposta vem sempre "correndo bastante".

 

Essa rotina e correria já se tornaram parte do dia a dia. Contudo, o grande problema é que se não administramos o nosso tempo para "pensar", vivemos da rotina e ficamos sempre no mesmo lugar. Precisamos nos organizar para planejar nossa vida e podermos fazer algo para melhorar, mas para isso é necessário ter a gestão sobre o tempo. 


Precisamos ficar atentos a determinados vilões que nos "roubam" o tempo. Apenas como exemplo, posso citar os smartphones que, dependendo da pessoa, pode perder até 15% do dia em função deles. Pessoas que não tem muito "foco", são as que mais perdem tempo nessas ferramentas.

 

Os manuais de administração mostram que as pessoas deveriam seguir a regra do 80/20. "Cerca de 80% do tempo deve estar direcionado para na operação e 20% do tempo, que sobram devem ser focados para pensar". Mas, para gestores e líderes essa regra se inverte justamente para que eles possam pensar mais do que operacionalizar. Entre as lideranças, podemos observar que uma das causas da falta de tempo é a "centralização", ou seja, o ato de não delegar as atividades operacionais acabam muitas vezes ocupando tempo demais do gestor e, em contrapartida, ele deixa de fazer o que é de sua responsabilidade: "pensar".

 

A disciplina e o planejamento são fundamentais para conseguir melhores resultados em nossos dias, pois sem um método e um foco para realizar o que nos comprometemos não atingiremos nossos objetivos. É necessário realizar na noite anterior ou na primeira hora do dia um plano de trabalho. Isso mesmo, liste o que você vai fazer no dia com tópicos e prazos para cumprir. Essa é a melhor forma para ter uma boa performance, pois se não tivermos uma meta qualquer coisa que fizermos durante o dia vai ser considerada "muito boa".

 

Um dos grandes cuidados são as "entradas" de assunto que não foram planejados e que vêm de demandas de outras pessoas. É preciso filtrar todas essas demandas "extras" pelas prioritárias, caso contrário você vai se perder no tempo e não vai atingir os objetivos do dia.

 

Administrar o tempo é a melhor forma de organizar sua vida, é ter "tempo para pensar", em fazer a diferença e ir à busca dos seus objetivos pessoais e profissionais. Por isso, organize-se para que consiga realizar aquilo que gostaria de fazer e possivelmente você não consegue fazer hoje. Talvez você esteja ocupado com tarefas urgentes na sua rotina, mas na realidade muitas delas não são tão urgentes ou prioritárias que não possam esperar para um segundo momento e serem solucionadas.

 

Quem tem tempo, atinge esse patamar não porque passou a viver em um mar de rosas ou porque não faz nada na vida, mas sim porque sabe administrar o tempo que tem. Porém, se esse é seu caso, aproveite para usar esse "tempo ocioso" para pensar e planejar sua vida.

 

Fonte: Rh.com.br

http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Artigo/9305/como-voce-administra-seu-tempo-para-pensar.html


Copyright 2011-2012 - Todos os Direitos Reservados - Images by Free Digital Photos