Voltar a Notícias

.......

 

Desenvolvimento de líderes: um pilar para a Gestão de Pessoas

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br 

 

Imagine um navio equipado com recursos de última geração e que conta uma tripulação de profissionais prontos para darem o melhor de si. Contudo, o comando desta embarcação tem à sua frente um "comandante" que nunca enfrentou os desafios que as águas são capazes de proporcionar e tampouco tem a mínima noção do que fazer para conduzir a equipe de bordo e levar a "nau" ao seu destino e de maneira segura.

 

A situação citada não é agradável, logicamente. Mas pode servir de paralelo, para as organizações que não possuem lideranças preparadas para conduzirem seus times diante dos desafios que surgem no dia a dia e que precisam ser superados. Da mesma forma que acontece com um barco sem capitão, uma empresa que não conta com lideranças preparadas fica à deriva e nunca terá uma real leitura do ambiente interno (clima organizacional) e tampouco das tendências que circulam pelo mercado.

 

E como não dá para ficar parado e, menos ainda, esperar que bons líderes se formem do dia para a noite ou surjam às portas da companhia, pedindo para gerir nossos times, a alternativas é investir no desenvolvimento desses profissionais que estão à frente das equipes. Isso é o que vem ocorrendo com a Ativas - que atua no segmento de Tecnologia da Informação, pois desde 2011, a organização instituiu o Programa LíderAção - uma iniciativa direcionada para atender a diretores, gerentes, coordenadores e supervisores.

 

Segundo Érica Silva, coordenadora de Recursos Humanos da Ativas, o desenvolvimento da Liderança deve ser constante em qualquer organização, uma vez que são os líderes que influenciam positiva ou negativamente o comportamento dos profissionais e consequentemente o clima organizacional. "Sendo assim, capacitar nossa liderança em competências essenciais para o bom desempenho da função é importante para se atingir os objetivos do negócio", sinaliza, ao acrescentar que todas as lideranças da organização participam do LíderAção, uma vez que além de ser capacitado, o líder tem a oportunidade de trocar experiências, expectativas, discutir o andamento dos assuntos relacionados à empresa como, por exemplo, o atingimento das metas organizacionais.

 

Quem coordena o programa é a Gerência de Gente. Por sua vez, para definir o que será trabalhado nos módulos do faz-se necessário o alinhamento com a diretoria. Já para a execução dos módulos são contratadas empresas parceiras que possuem expertise no que será realizado. "Adotamos essa linha, pois acreditamos que ninguém melhor do que quem está dentro da empresa, vivendo a rotina no dia a dia, para saber os gaps, os problemas e os objetivos a serem alcançados", menciona Érica Silva.

 

Conteúdo do LíderAção - O Programa LíderAção acontece semestralmente. Os temas abordados pela iniciativa vão de encontro ao que a empresa espera da liderança em um determinado cenário. Nesse sentido, já foram trabalhados temas como, por exemplo: Gestão de Desempenho; Gestão de Conflitos; Gestão de Mudanças; Motivação e Engajamento; Autoconhecimento e Competências como foco em Resultados; Influência e Comunicação; Cultura de Serviços; Relacionamento Interpessoal; Negociação e Atitude.

 

Para mensurar os resultados do programa direcionado ao desenvolvimento dos líderes, após a realização de cada treinamento a Ativas aplica a chamada "Avaliação de Reação" que visa buscar os pontos fortes e fracos do evento. Com base nos resultados obtidos a partir desta ferramenta, sempre é possível melhorar os próximos módulos que serão oferecidos aos líderes. A área de RH também ouve as lideranças quanto à aplicabilidade do treinamento.

 

Por último, Érica Silva enfatiza que um líder capacitado, preparado e alinhado aos objetivos e a cultura da organização traz resultados mais rápidos e concretos para empresa. "Como o LíderAção desenvolve competências que são necessárias para o crescimento do profissional, os líderes ficam seguros para atuarem junto aos times. Além disso, eles reconhecem a preocupação da empresa em capacitá-los e isso agrega um grande diferencial", conclui.

 

Fonte:  http://www.rh.com.br/Portal/Desenvolvimento/Materia/10128/desenvolvimento-de-lideres-um-pilar-para-a-gestao-de-pessoas.html#


Copyright 2011-2012 - Todos os Direitos Reservados - Images by Free Digital Photos