Voltar a Notícias

.......

Ensino Superior a Distância é uma alternativa para propulsar a educação no Brasil

 

 

O Brasil se encontra numa fase favorável, com fatores como a descoberta de recursos naturais inexplorados, uma democracia robusta, uma população jovem e empreendedora, um amplo mercado interno e o reconhecimento internacional. Porém, nesse cenário otimista a educação continua como uma das principais restrições ao crescimento do Brasil, mesmo que o número de estudantes no Ensino Superior tenha crescido, atingindo um marco de 6,5 milhões no ano passado. As empresas continuam sofrendo nos cenários locais e globais com a falta de mão de obra qualificada, e para que isso mude, é preciso entender as dificuldades dos sistemas tradicionais de ensino para superar os desafios do mercado, e quais são as possíveis alternativas para propulsar a educação no Brasil.
 
A primeira grande restrição dos ensinos tradicionais é o tempo de formação, ou seja, o tempo que se leva até conseguir desenvolver o conhecimento dos alunos, sendo incompatível com o ritmo dos negócios. A segunda restrição é a falta de flexibilidade na oferta de formação. Mesmo que a diversidade de ofertas em cursos superiores tenha crescido, as empresas ainda querem resolver problemas específicos e pontuais, e as instituições só conseguem responder a essa demanda em períodos mais longos, onde se colocam atividades que não correspondem à demanda das empresas ou a necessidade do aluno.
 
Essa mudança é lenta e complicada porque as instituições estão baseadas em modelos baseados em volume de alunos e tempo de permanência na instituição. A área de Ensino Superior a Distância deve cobrir mais de 15% das matrículas em 2012, e com as mudanças tecnológicas por trás dessa modalidade, aparecem novas oportunidades para atender a demanda reprimida no mercado corporativo.


Fonte: Artigo de Romain Mallard

http://www.rhcentral.com.br/noticias/noticia.asp?COD_noticia=11194


Copyright 2011-2012 - Todos os Direitos Reservados - Images by Free Digital Photos