Voltar a Notícias

.......

Faça da criatividade um hábito

Evaldo Costa

 

 

 

Você exercita a criatividade? Qual a importância dela para o seu sucesso? Acredita que poderá vencer na vida sem criatividade? Pois, saiba que ela é uma habilidade essencial para navegar em um mundo cada vez mais complexo. O caminho para o pensamento inovador pode ser surpreendentemente simples, mas nem sempre fácil.

 

Muitas pessoas associam criatividade com conhecimento ou habilidade. Para o psicólogo e educador Vygotsky, “é a criatividade que faz do homem um ser que se volta para o futuro, erigindo-o e modificando o seu presente. A criação é a condição necessária da existência.Tudo que ultrapassa os limites da rotina deve sua origem ao processo de criação do homem.”

 

Já Jonas Salk defende que “a criatividade assenta numa ”fusão da intuição e da razão””. E conclui: “a criatividade é a capacidade humana de escolher algumas dentre as várias possibilidades preexistentes e mesclá-las, criando algo inusitado.”

 

Então, você pode dizer: tudo bem, entendi. Mas, como exercitar para me tornar uma pessoa criativa?

Para melhorar o seu desempenho nesta área você pode começar exercitando os seguintes itens:

 

1. O estresse é inimigo da criatividade – o estresse elevado é um grande limitador da criatividade. Logo, reduza o estresse (sem ficar excessivamente relaxado) e deixe a sua criatividade fluir. Comece exercitando coisas simples, do tipo: pegue uma frase pronta e tente mudar a sua segunda parte. Por exemplo: “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Tente substituir a segunda parte. “água mole em pedra dura, …” No início você pode não ficar satisfeito com os resultados, mas com o tempo surgirão ideias interessantes.

 

2. Observe em detalhes – caminhe sempre que possível e observe tudo que encontrar. Por exemplo, caso você use o metrô para ir trabalhar, veja como as pessoas se comportam nele. Salte uma estação antes e, enquanto caminha para o seu local de trabalho, observe como as pessoas se comportam nas ruas. Utilize alguns minutos de seu horário de almoço e visite lojas, shoppings e observe como os consumidores se comportam diante das vitrines. Tudo que você observar poderá ajudar a desenvolver a sua criatividade.

 

3. Exercite a mente – encontre um local tranquilo e dedique um tempo para deixar a sua mente vagar. Estudos revelam que a mente sã e estimulada obtém resultados surpreendentes. Sem perceber você será capaz de conectar pontos conhecidos em novas formas de apresentação. Lembre-se de que “a prática faz a perfeição.”

 

4. Busque o conhecimento – leia livros e artigos sobre o tema, frequente palestras e faça cursos que ensine a desenvolver a criatividade. Agindo assim, você logo se tornará uma pessoa criativa.

 

Fonte: RH Central

http://www.rhcentral.com.br/artigos/artigo.asp?cod_tema=3614


Copyright 2011-2012 - Todos os Direitos Reservados - Images by Free Digital Photos