Voltar a Notícias

.......

Falta de mão de obra especializada se agrava

 

 

Uma pesquisa realizada, em 2013, pela Fundação Dom Cabral mostra que 91% das companhias têm dificuldade na contratação de profissionais qualificados. A maioria das entrevistadas reclamou da escassez de profissionais capacitados para funções específicas, falta de visão global dos candidatos e deficiência na formação básica.


A criação de cargos cada vez mais específicos, o uso de equipamentos ultramodernos e a globalização dos negócios intensificaram o problema de mão de obra nas empresas. Hoje, independente da área de atuação profissional as companhias buscam constantemente profissionais capacitados e com formação específica.


“Não existe mais espaço para amadorismo em nenhum segmento profissional”, afirma Cássia Almeida, Superintendente Executiva da FACOP, Fundação paranaense sem fins lucrativos que capacita, gratuitamente, mais de cinco mil pessoas anualmente. Segundo ela, o mercado está cada vez mais exigente e competitivo e a necessidade de especialização e reciclagem é constante.


Com o avanço da tecnologia, hoje, não basta ter conhecimento apenas na área de atuação profissional, é necessário também ter o domínio de outras ferramentas, em especial daquelas que são necessárias para a realização das atividades diárias. Nos últimos anos, o mercado de trabalho brasileiro cresceu e se sofisticou. Mesmo em atividades que não exigiam muito estudo, agora é preciso saber usar no mínimo um computador, por exemplo.


Segundo o presidente da Higi Serv, um dos maiores grupos empresariais de terceirização de serviços do asseio e conservação do Paraná, Adonai Arruda, é necessário elevar o padrão de qualificação profissional. “O mercado vem crescendo gradualmente e exigindo profissionais cada vez mais instruídos. Hoje, não basta mais apenas ter conhecimento na atividade que desenvolve, o mercado exige conhecimentos cada vez mais amplos”, afirma.

 

Fonte: Rh Central

http://www.rhcentral.com.br/noticias/noticia.asp?COD_noticia=12848


Copyright 2011-2012 - Todos os Direitos Reservados - Images by Free Digital Photos