Voltar a Notícias

.......

IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E COMPETÊNCIAS

A avaliação de desempenho e competências é importante

Todos os trabalhos desenvolvidos pela área de gestão de pessoas são importantes para a empresa, sejam de recrutamento e seleção, treinamento, gestão de cargos e salários e outros, porém a avaliação de desempenho e competência é a única ferramenta utilizada para avaliarmos o potencial dos funcionários e tudo o que pode ser medido pode ser aperfeiçoado.



A avaliação de desempenho e competências é importante para a melhora dos resultados dos recursos humanos dentro da empresa, como: 

•Permite condições de medição do capital humano no sentido de determinar a sua plena aplicação; 


•Permite o aumento dos recursos humanos como importante vantagem competitiva e cuja produtividade pode ser desenvolvida, dependendo da forma de administração;

 
•Fornece oportunidades de crescimento e condições de efetiva participação de todos os membros da organização, tendo em vista, de um lado os objetivos organizacionais e de outro os objetivos individuais.



Além de melhorar os resultados, a avaliação de desempenho e competências oferece diversos benefícios para os líderes, subordinados e organização, como vamos ver a seguir.



Benefícios para os Líderes

 
•Avaliar o desempenho e o comportamento dos subordinados, tendo como base fatores de avaliação, e principalmente, contando com um sistema de medição capaz de neutralizar a subjetividade; 


•Propor providências no sentido de melhorar o padrão de desempenho de seus subordinados; 


•Estabelecer a comunicação com os seus subordinados, no sentido de fazê-los entender e compreender a avaliação de desempenho como um sistema objetivo e eficaz na medição do seu desempenho.



Benefícios para os Subordinados 


•Conhecer as regras e metodologia do processo;

 
•Conhecer quais são as expectativas do seu líder em relação ao seu desempenho e seus pontos fortes e fracos, segundo a avaliação do líder; 


•Conhecer as melhorias que o seu líder estará tomando quanto a melhoria do seu desempenho; 


•Fazer uma auto-avaliação e auto-crítica ao seu auto-desenvolvimento e auto-controle.

 



Benefícios para a Empresa 


•Avaliar o seu potencial a curto, médio e longo prazo e definir a contribuição e papel de cada funcionário;

 
•Identificar os funcionários que precisam de reciclagem e/ou aperfeiçoamento em certas áreas;

 
•Selecionar funcionários com bons resultados e em condições de promoção ou transferências;

 
•Dinamizar a política de gestão de pessoas na organização e oferecer oportunidades aos funcionários.

 



Como verificamos, são diversos os benefícios e diferenciais para as empresas e seus colaboradores na adoção da avaliação de desempenho. Além disso, vale ressaltar que a avaliação de desempenho tradicional verifica resultados do passado, sempre foi. Isso acontece porque o que avaliamos são as metas e objetivos de deveriam ser alcançados, ou seja, trabalhamos somente com o número atingido, como por exemplo: o vendedor que deveria atingir o resultado de dez mil produtos vendidos e quando foi feita a avaliação verificou-se o resultado atingido de cinco mil produtos. Houve uma diferença no resultado de cinco mil produtos, porém já ficou no passado e o funcionário deverá atingir um novo objetivo para o próximo período.


Quando falamos de avaliação de desempenho e competências, é importante visualizar que além dos resultados atingidos (passado) como vimos acima, olhamos também para o futuro, que é o desenvolvimento dos funcionários e a criação de novas estratégias e alternativas. Assim, utilizamos a ferramenta da avaliação como fator de aprimoramento das pessoas, servindo como mais um importante aliado da empresa na geração de competitividade.

 

Fonte:ttp://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/17336/importancia-daavaliacao-de-desempenho-e-competencias

 


Copyright 2011-2012 - Todos os Direitos Reservados - Images by Free Digital Photos