Todos os trabalhos desenvolvidos pela área de gestão de pessoas são importantes para a empresa, sejam de recrutamento e seleção, treinamento, gestão de cargos e salários e outros, porém a avaliação de desempenho e competência é a única ferramenta utilizada para avaliarmos o potencial dos funcionários e tudo o que pode ser medido pode ser aperfeiçoado.
A avaliação de desempenho e competências é importante para a melhora dos resultados dos recursos humanos dentro da empresa, como:
•Permite condições de medição do capital humano no sentido de determinar a sua plena aplicação;
•Permite o aumento dos recursos humanos como importante vantagem competitiva e cuja produtividade pode ser desenvolvida, dependendo da forma de administração;
•Fornece oportunidades de crescimento e condições de efetiva participação de todos os membros da organização, tendo em vista, de um lado os objetivos organizacionais e de outro os objetivos individuais.
Além de melhorar os resultados, a avaliação de desempenho e competências oferece diversos benefícios para os líderes, subordinados e organização, como vamos ver a seguir.
Benefícios para os Líderes
•Avaliar o desempenho e o comportamento dos subordinados, tendo como base fatores de avaliação, e principalmente, contando com um sistema de medição capaz de neutralizar a subjetividade;
•Propor providências no sentido de melhorar o padrão de desempenho de seus subordinados;
•Estabelecer a comunicação com os seus subordinados, no sentido de fazê-los entender e compreender a avaliação de desempenho como um sistema objetivo e eficaz na medição do seu desempenho.
Benefícios para os Subordinados
•Conhecer as regras e metodologia do processo;
•Conhecer quais são as expectativas do seu líder em relação ao seu desempenho e seus pontos fortes e fracos, segundo a avaliação do líder;
•Conhecer as melhorias que o seu líder estará tomando quanto a melhoria do seu desempenho;
•Fazer uma auto-avaliação e auto-crítica ao seu auto-desenvolvimento e auto-controle.
Benefícios para a Empresa
•Avaliar o seu potencial a curto, médio e longo prazo e definir a contribuição e papel de cada funcionário;
•Identificar os funcionários que precisam de reciclagem e/ou aperfeiçoamento em certas áreas;
•Selecionar funcionários com bons resultados e em condições de promoção ou transferências;
•Dinamizar a política de gestão de pessoas na organização e oferecer oportunidades aos funcionários.
Como verificamos, são diversos os benefícios e diferenciais para as empresas e seus colaboradores na adoção da avaliação de desempenho. Além disso, vale ressaltar que a avaliação de desempenho tradicional verifica resultados do passado, sempre foi. Isso acontece porque o que avaliamos são as metas e objetivos de deveriam ser alcançados, ou seja, trabalhamos somente com o número atingido, como por exemplo: o vendedor que deveria atingir o resultado de dez mil produtos vendidos e quando foi feita a avaliação verificou-se o resultado atingido de cinco mil produtos. Houve uma diferença no resultado de cinco mil produtos, porém já ficou no passado e o funcionário deverá atingir um novo objetivo para o próximo período.
Quando falamos de avaliação de desempenho e competências, é importante visualizar que além dos resultados atingidos (passado) como vimos acima, olhamos também para o futuro, que é o desenvolvimento dos funcionários e a criação de novas estratégias e alternativas. Assim, utilizamos a ferramenta da avaliação como fator de aprimoramento das pessoas, servindo como mais um importante aliado da empresa na geração de competitividade.