Voltar a Notícias

.......

Invista na sua qualidade de vida

 

Por Paulo Araújo

 

 

Creio que nunca trabalhamos tanto como nos últimos tempos. Equipes enxutas, multifuncionalidade e mais tecnologia. Tudo parece ser feito para nos manter ocupados e sempre ligados às questões profissionais.


Penso que é justamente por isso que temos de planejar nossa qualidade de vida e incluir este item em nossa agenda. É uma forma de estar preparado para a pressão, estresse e a longas jornadas de trabalho. Mas, por que é importante pensar no quesito qualidade de vida?


Horas trabalhadas - Para crescer na carreira é preciso trabalhar muito, fazer muita hora extra e, às vezes, longas jornadas. A questão é você ter resposta para a pergunta: "Tudo isso vale mesmo à pena?". Com o tempo e com a maturidade você vai aprender a lidar melhor com o assunto horas de trabalho, mas tem uma determinada fase da vida em que trabalhamos muito mais do que queremos.


Não esqueça a família - Quando estiver fora do trabalho dedique uma atenção toda especial para a sua família. Procure sempre ter atividades divertidas com os filhos e nunca deixe de ter um tempo a sós com o seu marido ou sua esposa. De tempos em tempos um jantar naquele restaurante especial, um cineminha, sair para dançar serão momentos sempre bem-vindos. Não deixe o relacionamento esfriar.


Cuide de seu corpo - Saúde é tudo. O seu corpo é como uma máquina que sempre deve ter e precisa receber cuidados especiais. Pratique um esporte de forma continuada. São tantas as opções que nem vale à pena enumerar. Tenha uma postura preventiva em relação à sua saúde, cuide bem de sua alimentação e evite exageros em encontros ou festividades da empresa ou em outras ocasiões. Caso não tenha tempo para nada e também não goste de se exercitar faça pequenas trocas. Ao invés do elevador, utilize a escada e suba alguns andares. Na hora do almoço caminhe por pelo menos quinze minutos e se ficar muito tempo em frente ao computador use o descanso para os pés, proteção na tela para a visão e faça um pouco de alongamento a cada duas horas em que estiver sentado. Essas simples ações não vão ter tornar num atleta, mas ajuda a prevenir pequenas lesões, que mais para a frente você começará a sentir.


Cuide de sua mente - A mente do ser humano também precisa descansar. Experimente praticar alguma arte marcial ou técnicas de relaxamento. Meditação é uma excelente e rápida opção e pode ser feita pela manhã ou à noite. Tente esvaziar sua cabeça do trabalho, lendo um bom romance ou aventura ou, ainda, vendo um bom filme. Nossa mente precisar ser alimentada com coisas diferentes para estimular nossa criatividade e fugir um pouco do bê-á-bá organizacional é indispensável para termos saúde mental. Tenha um hobby, aprenda artes, tudo é válido para revigorar as nossas ideias.


Cuide de seu espírito- A religiosidade é uma característica que ajuda muito a sua carreira. Quem tem fé vai mais longe, enfrenta as adversidades com mais naturalidade, pois acredita que Deus está sempre presente. Não estou falando de religião, mas sim de acreditar no amor como filosofia de vida e manter um comportamento amoroso para com seus semelhantes. Começar e terminar o dia sempre com uma oração e agradecer muito mais do que pedir. Deus é Pai e conhece muito bem cada um de seus filhos, suas verdadeiras intenções, aspirações e sonhos. Basta acreditar!


Qualidade de vida não é algo supérfluo, mas sim uma necessidade para ajudar a suportar a pressão, o estresse e conseguir render muito mais no trabalho, pois sem ela sua vida tende a cair no desequilíbrio e sua carreira acabará sendo afetada. Cuide bem do maior presente que Deus lhe deu: a sua vida.

 

Fonte: Rh.com.br

http://www.rh.com.br/Portal/Qualidade_de_Vida/Artigo/8780/invista-na-sua-qualidade-de-vida.html


Copyright 2011-2012 - Todos os Direitos Reservados - Images by Free Digital Photos