....... Novos empreendedores devem avaliar oportunidade de ter o próprio negócio
No Brasil são criados mais de 1,2 milhão de empreendimentos formais a cada ano. O consultor Christian Barbosa dá dicas sobre o assunto.
Cerca de 53% dos brasileiros com até 30 anos têm o sonho de abandonar a vida de empregado e montar o próprio negócio.
No Brasil são criados mais de 1,2 milhão de empreendimentos formais a cada ano e por pessoas de todas as idades. Desse total, mais de 99% são micro e pequenas empresas e Empreendedores Individuais (MEI). No entanto, não é nada fácil tomar coragem e abandonar a segurança do emprego formal. Ter atitude e propor mudanças pode ser a solução para melhorar um problema que incomoda a maioria dos trabalhadores. Segundo um estudo feito este ano com mais de três mil funcionários de 31 países, 57% das mulheres e 59% dos homens estavam insatisfeitos com o trabalho. Os principais motivos eram falta de oportunidade de crescimento e falta de um plano de carreira. Quando o profissional decide sair do emprego, 31% dos homens e 12% das mulheres querem virar empreendedores. Foi o que aconteceu com a Lis Nunes, uma jornalista de Maceió. A rotina era em uma redação de jornal... horário fixo, reportagens... Mas a jornalista resolveu mudar radicalmente e abriu uma loja de esmaltes. O investimento não foi pequeno, cerca de R$100 mil. Mas a Lis pesquisou bastante e não se arrepende. Inclusive o negócio está se expandindo para outros estados? "É. E a coragem de empreeender que em oito meses de loja, nós já tomamos uma proporção muito maior. E daqui há dois meses, teremos duas franquias no país: uma em Sergipe e outra no Rio de Janeiro", conta Lis. Segundo a consultora do Sebrae, Mônica Arruda, "É muito importante que o empreendedor invista sempre em conhecimento, porque à partir do conhecimento você tem informações sobre o seu mercado, você consegue entender o ramo de atividade, entender melhor o funcionamento do próprio negócio... E principalmente, conhecer internamente seus números e as suas necessidades internas para o mercado". Pesquisas do Sebrae mostram que em 73% das empresas que dão certo, a característica principal do dono é conhecer bem a atividade na qual ele investiu. De dez empresas, quatro fecham antes de completar dois anos. Segundo o Sebrae, as principais causas que levam ao fechamento das empresas:
• comportamento empreendedor pouco desenvolvido; ...o consultor Christian Barbosa...cita cinco coisas para se pensar antes de empreender: 1 - Empreender não é para todos - Não tem nada de errado em ser funcionário. Muito pelo contrário. A maior parte dos empreendedores quebra no primeiro ano, pois simplesmente não tem o perfil. Ser funcionário tem certa estabilidade, benefícios e um volume menor de preocupações. Empreender não é fácil, é preciso ter paciência, persistência e gostar de adrenalina, pois o começo é bem difícil. Se o seu emprego te traz realização, estabilidade financeira e bem estar, repense bem antes de querer empreender. 2 - Dinheiro para começar - A maior parte das empresas de serviço requerem um investimento mínimo de capital inicial e permitem crescer aos poucos. Por outro lado, franquias, empresas de varejo, indústrias, etc exigem um volume de capital maior para começar. Avaliar o capital necessário é o primeiro passo para saber se dá ou não para entrar de cabeça. Se a verba é muito curta, tome cuidado, pois os negócios não crescem do dia para a noite e a maior parte deles fecha por problemas de fluxo de caixa. Dinheiro faz dinheiro, não importa se é muito ou pouco, o importante é saber usar nas coisas certas.
3 - Como achar o MEU NEGÓCIO? - Não existe uma fórmula para achar o negócio certo, mas se você ainda não sabe o que fazer é preciso ligar as antenas. Primeiro identifique claramente o que gosta de fazer e o que não gosta. Isso ajuda a ter maior clareza e a focar apenas no que realmente te dá prazer. Feito isso, comece a priorizar as coisas que gosta e comece a investigar o mercado dessas coisas. Tem clientes para comprar ou é apenas um hobby pessoal? Quais os concorrentes? O que eu posso inovar para me diferenciar? Qual o custo de início? É um mercado em crescimento?
4 - Cuidado com o Palestrante Consultor LTDA - Tenho muitos amigos saindo de seus empregos e investindo no mercado de pequenas consultorias, treinamentos e palestras. Infelizmente 95% deles quebram depois de dois ou três anos. Parece fácil, glamoroso dar palestras, fazer um blog, escrever um livro e vender consultoria para empresas. Porém o que acontece é que no dia a dia a coisa não é bem assim.
5 - O sonho deve ser compartilhado - Se você quer empreender, é casado e tem filhos ou mora com sua família, é importante envolvê-los de alguma forma nesse sonho. No começo a dedicação ao novo negócio é maior e quando a família está junta, ajuda a manter o barco. Se logo de começo a família não te suportar, o fardo fica ainda mais difícil. Por isso estimular todos a sonharem juntos é muito importante. “Nunca desista dos seus sonhos, eles podem demorar a acontecer, mas não podem deixar de ser feitos”, finaliza o consultor. Fonte: G1 - Jornal Hoje
|