Voltar a Notícias

.......

O LADO BOM DA VIDA - 6 ATITUDES DAS PESSOAS OTIMISTAS

 

 

Algumas pessoas conseguem manter a serenidade e a positividade mesmo quando tudo parece dar errado. Você certamente conhece alguém que ri dos próprios erros ou que mantém o humor diante das pequenas mazelas do dia-a-dia. Estas pessoas, embora continuem vivendo a realidade, olham para o lado positivo da vida.

 

Se você acha impossível atingir este estado de espírito, saiba que os otimistas apenas desenvolvem comportamentos que reforçam a positividade. Já tentou? Então confira alguns dos hábitos otimistas que podem e devem ser praticados diariamente:

 

1.       Elas têm rituais calmantes: a vida pode nos lançar uma série de eventos estressantes, mas as pessoas positivas sabem como lidar com a ansiedade de forma saudável. Para isso, adotar certos comportamentos pode não só aliviar o estresse como também promover emoções positivas. Atividade física e meditação são boas alternativas para isso.

 

2.       Elas mantêm a positividade em situações desafiadoras: de acordo com uma publicação do Journal of Personality and Social Psychology, cultivar uma mentalidade otimista pode ajudá-lo a enfrentar os desafios da vida com resiliência. Pessoas otimistas tendem a encarar desafios como oportunidades ao invés de ameaças. Com isso, elas ampliam a atenção e o pensamento para encontrar alternativas para solucionar problemas.

 

3.       Elas se aceitam como são: na maioria das vezes, nós somos nossos piores críticos. Mas os indivíduos positivos aceitam-se exatamente como são. E auto aceitação pode ser vital para uma vida mais feliz. Uma maneira de cultivar a compaixão para com nós mesmos é compartilhando amor e bondade, seja por atividades voluntárias, ou simplesmente praticando boas ações.

 

4.       Elas se livram de relacionamentos tóxicos: em geral, nossa personalidade reflete também em nossas escolhas de relacionamento. Estudos mostram que emoções como estresse e felicidade são contagiosas e quanto mais as vivenciamos, mais as refletimos. Por isso, pessoas positivas constroem um forte círculo social que ajuda a reforçar a sua natureza otimista.

 

5.       Elas celebram as pequenas conquistas: pessoas positivas encaram grandes realizações e pequenas vitórias com o mesmo peso e a gratidão pode levar ao aumento do otimismo. Pessoas positivas põem isso em prática, sendo gratas até por pequenos momentos como ser elogiado no trabalho ou conseguir pegar o ônibus antes de ele sair do ponto.

 

6.       Elas têm planos: de acordo com estudo realizado pela psicóloga Sophia Chou, otimistas acreditam ter mais controle sobre seus relacionamentos e circunstâncias. Sempre que eles enfrentam um problema ou um desafio, eles não dizem “eu não tenho escolha e esta é a única coisa que posso fazer”. Eles são criativos e desenvolvem planos A, B e C.

 

Quer mudar o modo de encarar o mundo e passar a ser mais otimista? O pensamento positivo é melhor cultivado com uma mente relaxada. Então, experimente fazer uma pausa quando você sentir cercado por atribulações e reveja suas atitudes para vivenciar o lado bom da vida.

 

Fonte: CNN

http://abiliodiniz.com.br/qualidade-de-vida/autoconhecimento/o-lado-bom-da-vida/


Copyright 2011-2012 - Todos os Direitos Reservados - Images by Free Digital Photos