Voltar a Notícias

.......

 

O Papel do RH hoje nas Organizações

 

Qual é na verdade o papel do RH nas organizações? Apesar de hoje em dia ter uma função estratégica, do ponto de vista da globalização, muitas de nossas organizações ainda tem uma visão tecnicista, onde os departamentos se interligam, mas não se entendem, distorcendo na verdade a visão holística.
Não podemos dizer que o departamento financeiro é mais importante que a contabilidade, ou que os problemas do marketing não dizem respeito ao recursos humanos ou vice versa.

 

Ainda percebe-se muito nas organizações, principalmente nas familiares, que sua alta administração não são profissionalizadas, centralizadoras, pouco participativas, guando na verdade este cargo deveria ser ocupado por um administrador formado com uma visão do todo, minimizando os conflitos e fortalecendo as relações interpessoais, o que também na verdade não seria garantia total de sucesso. 
 

O que vemos na verdade são colaboradores estressados, processos atropelados sem critérios definidos, onde os colaboradores não sabem o que fazem e porque fazem, faltando o real significado de suas tarefas, dai a importância da ferramenta cargos e salários. Para que isso aconteça é preciso adotar uma política interna bem transparente através de um planejamento estratégico a curto e longo prazo, e que os gestores entendam a importância da comunicação para o fortalecimento das relações, ou seja, um vira cliente do outro e todos sabem qual o melhor caminho para juntos atingirem o mesmo objetivo que no caso da empresa é lucratividade e competitividade.
 

O RH entra nessa história como mediador, verificando através da visão missão da empresa a melhor utilização dos recursos físicos, financeiros e principalmente humanos. Quanto a pessoas precisamos entender em que contexto elas se encontram, ou seja, suas culturas, crenças e valores, para depois de uma análise criteriosa sabermos qual a melhor estratégia a seguir.
 

Sabemos que na verdade tudo muda muito rápido, e precisamos lidar com esta realidade, pois as mudanças são necessárias mais não a qualquer preço. Este é o verdadeiro papel do RH, está envolvido com todos os departamentos da organização, do mais alto escalão ao mais baixo, unindo, integrando, valorizando, treinando, capacitando e acima de tudo respeitando os seres humanos.

 

Fonte: http://www.rhportal.com.br/recursos-humanos/O-Papel-Do-Rh-Hoje-Nas-Organizacoes.htm#i 


Copyright 2011-2012 - Todos os Direitos Reservados - Images by Free Digital Photos