Voltar a Notícias

.......

O Poder do Propósito (Liderança)

 

Marco Fabossi 

 

 

 

Nos anos 80, Steve Jobs decidiu iniciar seu próprio negócio porque acreditava que poderia revolucionar o mundo colocando computadores a preços acessíveis em cada casa e escritório. O único problema é que ele entendia de computadores, mas não sabia nada sobre negócios e, portanto, precisava conseguir um bom executivo como parceiro.
Steve decidiu que esta pessoa deveria ser John Sculley, presidente da Pepsi. Em outras palavras, Jobs tinha que convencer o presidente de uma das organizações mais prestigiadas e lucrativas do mundo a pedir demissão, para dirigir uma empresa iniciante.

 


Não se sabe como, Steve Jobs conseguiu marcar uma conversa com Sculley, e depois mais outras conversas, e ao final Sculley apresentou sua proposta:

 


– Você precisa me pagar 1 milhão de dólares de salário, mais 1 milhão na assinatura do contrato, e 1 milhão em caso de rescisão.
Steve Jobs ficou chocado. Ele não tinha condições de pagar qualquer valor que pudesse se aproximar da solicitação de Sculley. Ainda assim, sua paixão e ousadia o levaram a responder:
– Você terá isso, nem que eu tenha que pagar do meu próprio bolso.
Sculley sabia que Steve estava blefando, e respondeu:
– Steve, eu adoraria atuar como conselheiro, mas não creio que possa ser seu executivo principal.
Steve abaixou a cabeça, respirou fundo, olhou nos olhos de Sculley e perguntou:
– Você quer passar o resto de sua vida vendendo água açucarada, ou quer uma chance de mudar o mundo?
John Sculley deixou a Pepsi e assumiu a direção da embrionária Apple, e juntos, eles realmente ajudaram a transformar o mundo!

 

 

Propósito é a dimensão mais profunda e poderosa do ser humano, porque revela a nossa missão: “o motivo pelo qual acordamos todos os dias”, e o nosso legado: “a marca que queremos deixar no mundo e na vida das pessoas para que o futuro seja melhor que o presente”. O propósito amplia o senso de finalidade, faz crescer a paixão pela vida, traz mais vitalidade, aumenta a motivação, e nos impulsiona para realizarmos aquilo que nos trouxe a esse mundo.

 


Propósito significa sentido, consequentemente, uma vida sem propósito é o mesmo que uma vida sem sentido e, ainda que consigamos sobreviver sem clareza de propósito, certamente não experimentaremos o melhor da vida, ou se preferir, a vida não experimentará o melhor de nós, já que fomos criados com dons, características, talentos e perfis únicos, diferentes e especiais, para que possamos cumprir uma missão igualmente especial nesse mundo.

 


E isso não aplica apenas a pessoas, mas também a organizações, porque se o propósito de uma organização for apenas “obter lucro”, é bem provável que sua vida seja curta e sem graça. É preciso haver algo maior: um propósito, um motivo para que a organização exista; algo que a torne única e especial, e que a leve a contribuir para a construção de um futuro melhor para os que com ela se relacionam, interna e externamente.

 


Por isso, líderes inspiradores são aqueles que, além de estabelecer objetivos, metas e tarefas (como, o que), compartilham um propósito (porque).
Pois bem, o que você responderia se alguém lhe perguntasse:

 

 

§  Qual é o seu propósito de vida?

 

 

§  Por que você acorda todas as manhãs?

 

 

§  Qual é a marca que você tem deixado?

 

 

§  Qual é a marca que você quer deixar?

 

 

Fonte: Blog do Fabossi

http://www.blogdofabossi.com.br/2015/03/o-poder-do-proposito-lideranca/


Copyright 2011-2012 - Todos os Direitos Reservados - Images by Free Digital Photos