Voltar a Notícias

.......

 

O que é Governança Corporativa?

 

Com certeza todos já ouviram falar em Governança Corporativa por aí. Mas você sabe exatamente o que isto significa? Quais as vantagens para uma empresa? Acompanhe o texto abaixo e informe-se melhor sobre este tema tão importante e tão atual no mundo corporativo.

 

Existem muitas definições para o termo Governança Corporativa, mas nada melhor do que buscar a definição de um órgão especializado no assunto, certo? Assim, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) define a Governança Corporativa como:

 

“UM SISTEMA PELO QUAL AS SOCIEDADES SÃO DIRIGIDAS E MONITORADAS, ENVOLVENDO OS ACIONISTAS E OS COTISTAS, CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, DIRETORIA, AUDITORIA INDEPENDENTE E CONSELHO FISCAL. AS BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA TÊM A FINALIDADE DE AUMENTAR O VALOR DA SOCIEDADE, FACILITAR SEU ACESSO AO CAPITAL E CONTRIBUIR PARA A SUA PERENIDADE”.

 

Objetivos da Governança Corporativa

 

Em sua essência, a Governança Corporativa tem como principal objetivo recuperar e garantir a confiabilidade em uma determinada empresa para os seus acionistas. Criando um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com o interesse dos acionistas.

 

Características e ferramentas

 

São 8 as principais características da “boa governança“, veja:

1.   Participação

2.   Estado de direito

3.   Transparência

4.   Responsabilidade

5.   Orientação por consenso

6.   Igualdade e inclusividade

7.   Efetividade e eficiência

8.   Prestação de conta (accountability)

 

É importante destacar, também, as principais ferramentas utilizadas na Governança Corporativa, que asseguram o controle da propriedade sobre a gestão, são elas: o conselho de administração, a auditoria independente e o conselho fiscal.

 

Benefícios da Governança Corporativa

 

A boa Governança Corporativa contribui para um desenvolvimento econômico  sustentável, proporcionando melhorias no desempenho das empresas, além de maior acesso a fontes externas de capital. Por estes motivos, torna-se tão importante ter conselheiros qualificados e sistemas de Governança Corporativa de qualidade. Evitando-se assim diversos fracassos empresariais decorrentes de:

 

·         Abusos de poder – Do acionista controlador sobre minoritários, da diretoria sobre o acionista e dos administradores sobre terceiros;

 

·         Erros estratégicos – Resultado de muito poder concentrado no executivo principal;

 

·         Fraudes – Uso de informação privilegiada em benefício próprio, atuação em conflito de interesses.

Empresas adeptas

 

  • Petrobras, VALE, HSBC Bamerindus, FURNAS, Sabesp,  Telefônica, TAM Linhas Aéreas,  Brasil Telecom, Ultrapar (Ultragaz),  Banco Itaú, Telemig Celular e muitas outras.

 

Desta forma, se tornou notável que, nos últimos anos, a adoção das melhores práticas de Governança Corporativa tem se expandido tanto nos mercados desenvolvidos quanto em desenvolvimento. Disseminando as práticas e atraindo investimentos aos negócios e aos países.

Fonte:  http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-quais-sao-os-beneficios-objetivos-e-vantagens-da-governanca-corporativa/


Copyright 2011-2012 - Todos os Direitos Reservados - Images by Free Digital Photos