Voltar a Notícias

.......

 

O uso de mídias sociais na gestão de pessoas

Atrair talentos é a principal motivação dos RHs para utilizar tais ferramentas.

 

 

Um estudo da consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC), feito com 85 organizações brasileiras, mostrou que 67% delas estão aproveitando o alcance das mídias sociais, inclusive para atrair talentos. Na área de gestão de pessoas, essa principal tendência de uso destas ferramentas, segundo 90% dos entrevistados.

Fortalecer a marca (73%), capacitar talentos (56%), buscar parcerias (40%) e captar recursos (38%) completam a lista dos principais objetivos do RH ao utilizar as mídias sociais.

De forma geral (analisando todas as áreas das empresas pesquisadas), as mídias sociais são aproveitadas, principalmente, para se estabelecer contato com o público externo da companhia (clientes e fornecedores), mas a atração de talentos aparece em segundo lugar na lista de tarefas, seguida por campanhas de marketing e monitoramento de citações feitas à empresa.

Barreiras internas

 

Diversas organizações permanecem severas quanto ao acesso de seus profissionais às redes sociais, pois apenas 51% companhias entrevistadas liberam o uso dessas ferramentas para todos os seus funcionários. Entre as que não permitem o acesso às plataformas, os principais motivos apontados foram o receio de que seus colaboradores percam o foco e se tornem menos produtivos (69%), o zelo pela segurança da informação e medo de violação de privacidade (61%).

Gerenciamento

 

Ainda de acordo com o estudo, 61% das empresas respondentes têm política sobre o uso de mídias sociais, mas 55% têm dificuldades para medir os benefícios decorrentes do uso das mídias sociais. Entre as iniciativas para avaliar o retorno do investimento estão a frequência de visitas, a taxa de crescimento dos usuários, tempo de permanência no site, quantidade de referências positivas versus referências negativas, citações da marca, entre outras.

Também de acordo com a pesquisa, os principais responsáveis pela criação, atualização e monitoramento dessas ferramentas dentro das empresas são as áreas de recursos humanos, marketing e tecnologia.

Fonte: Você RH

http://revistavocerh.abril.com.br/materia/o-uso-das-midias-sociais-na-gestao-de-pessoas

 


Copyright 2011-2012 - Todos os Direitos Reservados - Images by Free Digital Photos