Voltar a Notícias

.......

Oportunidades: onde elas estão?

 

Leonardo Siqueira Borges

 

 

 

 

Será que o sucesso das pessoas (que é a consequência) é uma questão de sorte, ou será que são iluminadas a tal ponto de conseguirem seus objetivos? Refletindo sobre o assunto todos nós vivemos cercados por oportunidades, mas elas somente passam a existir quando são percebidas, essa é a grande diferença. A questão é que a maioria das vezes as pessoas só consegue ver crise, dificuldade e obstáculos. A diferença está na transformação dos problemas em "oportunidades", pois quando estamos diante das dificuldades buscamos soluções, mas diante de oportunidades buscamos "resultados".

 

Então, para enxergar as oportunidades precisamos realizar um exercício de mudança de percepção, de uma crença, ou seja, é muito mais "crer para ver", do que "ver para crer" e isso será a principal motivação para mudança de atitude. Todas as principais mudanças e ideias iniciam com o pensamento, a imaginação em crer que o sonho pode se tornar realidade. Em outras palavras é quando a pessoa "deseja fazer algo", ao invés de ter alguma coisa pra fazer, resumindo, é ter ATITUDE. Para isso, é necessário perder o medo de fazer diferente e ter ideias inspiradoras para atingir seus objetivos.

 

Isso não escapa por ter que aceitar a vulnerabilidade, sair da "zona de conforto", pois muitas vezes nos permitimos ficar sempre na comodidade, sem crescer nem ter desafios pela frente. Existem algumas causas que nos prendem nesse marasmo (preguiça, medo, arrogância e miopia), e isso traz algumas consequências de ficar nesse estado reativo e confortável (desperdício de talento, impacto negativo na imagem, imaturidade, insegurança). É isso que você quer para sua vida?

 

Precisamos mergulhar na "zona de expansão", que é a região do desconhecido onde os riscos são calculados, Chama-se dessa forma, pois é ali que geramos o aprendizado e é quando crescemos como pessoas e como profissionais. É natural do ser humano querer evoluir e isso não acontece somente ficando na zona de conforto, só podemos criar maturidade dando um passo após o outro. Abaixo algumas dicas para buscar a zona de expansão:

 

- Sonhe grande. Seja competente e comprometido em tudo o que fizer.

 

- Aproveite ao máximo todos os cursos que fizer e aplique os conhecimentos técnicos na prática.

 

- Nunca pare de estudar e leia sempre muito, seja curioso.

 

- Procure sempre plantar sementes, pois colher os frutos será consequências.

 

- Preocupe-se com a imagem que você passa para as pessoas.

 

- Faça parte de alguma entidade na sua área, pratique atividades voluntárias.

 

- Busque fluência em inglês e espanhol.

 

- Pratique algum esporte.

 

Faça a diferença, não fique esperando que alguém venha a fazer por você, desafie-se, sua vida será muito mais interessante, menos previsível e sem monotonia. Descubra a pessoa extraordinária que existe em você e torne suas atitudes diferenciais nas circunstâncias da sua vida, todo o aprendizado gera conhecimento e você deve ser o motorista da sua vida não o passageiro.

 

Fonte: RH.com.br

http://www.rh.com.br/Portal/Motivacao/Artigo/8586/oportunidades-onde-elas-estao.html

 


Copyright 2011-2012 - Todos os Direitos Reservados - Images by Free Digital Photos