Voltar a Notícias

.......

Outplacement: o que é e qual a importância desse processo na vida profissional

 

 

 

 

 

Método que auxilia a encontrar soluções para a carreira, o Outplacement pode fazer toda a diferença na vida profissional.


Outplacement é um termo criado entre as décadas de 50 e 60, nos Estados Unidos, e servia como uma ferramenta em Recursos Humanos para auxiliar cientistas e engenheiros demitidos devido à crise no setor aeroespacial e de eletroeletrônicos, em busca de recolocação no mercado de trabalho. Hoje, sua área de atuação é muito maior e tem como objetivo ajudar a qualquer pessoa que foi demitida de alguma empresa a reconquistar seu lugar no mercado.
Outplacement é uma atividade abrangente. Seu objetivo é estudar, junto com o profissional, a solução para a sua carreira, levando em conta o que o mercado oferece, a experiência da pessoa e a sua meta.


“O Outplacement é uma valiosa ferramenta em diagnosticar, planejar e assessorar na montagem de um novo plano de ação com foco em resultados contínuos e efetivos para o profissional desligado de uma empresa,” explica Madalena Feliciano, diretora do Instituto Profissional de Coaching e de diretora de projetos da empresa Outliers Careers.


A demissão é um processo de perda, e, em muitas ocasiões, pode desestruturar o profissional. “O Outplacement, além de auxiliar na estratégia de marketing do executivo, também dá suporte para o equilíbrio emocional à medida em que fornece informações reais e valiosas sobre o caminho que deve ser trilhado” diz a especialista.


Faz parte do trabalho prestar ajuda no preparo do currículo, ensinar a fazer networking, analisar o comportamento do executivo, fornecer informações sobre consultorias, processos de seleção, indicá-lo para vagas de consultorias de RH, Headhunters ou empresas parceiras, provendo um trabalho fim-a-fim na transição de carreira do profissional.


Resumidamente, o processo do Outplacement consiste no aconselhamento, apoio, orientação e estímulo ao profissional demitido, preparando-o técnica e psicologicamente para as oportunidades de mercado, bem como para o planejamento de sua carreira.

 

Fonte: RH Central

 

http://www.rhcentral.com.br/noticias/noticia.asp?COD_noticia=12606


Copyright 2011-2012 - Todos os Direitos Reservados - Images by Free Digital Photos