Voltar a Notícias

.......

PRODUTIVIDADE DIÁRIA - 6 HÁBITOS PARA TRABALHAR DE FORMA MAIS INTELIGENTE

 

 

 

Cada pessoa tem uma forma particular de trabalhar. Enquanto uns ficam o tempo inteiro debruçados em suas mesas, há outros que fazem pequenas pausas durante o dia. Existem ainda os que lidam melhor com prazos estabelecidos, enquanto alguns procrastinam e deixam tudo para a última hora.

 

Independentemente de qual seja sua função e como você encara seu trabalho, para alcançar o resultado é preciso encontrar meios inteligentes de trabalhar. Em artigo para o portal Business Insider, o colaborador Faisal Hoque lista algumas técnicas para isso. Confira:

 

1.       Estabeleça objetivos de curto prazo: em longo prazo uma meta pode incluir o desenvolvimento, a comercialização e validação de ofertas de mercado. Mas, seu primeiro objetivo nos próximos 30 dias pode incidir exclusivamente sobre a definição do objetivo, público e o uso do produto. É tentador se concentrar em muitos objetivos ao mesmo tempo. À medida que desenvolvemos nossas técnicas e disciplinas pessoais, nos permitimos assumir outras atividades que, ao longo do dia, podem minar a motivação e a produtividade.

 

2.       Trabalhe no seu próprio ciclo: nossos corpos funcionam em ciclos. Há momentos do dia que somos mais produtivos, bem como há períodos que estamos completamente cansados. A maneira mais eficaz de permanecer produtivo é aprender como funciona o seu ciclo. Quais horas do dia você acha que vai completar o maior número de tarefas e quais aqueles momentos em que tudo o que você pode pensar é fazer uma pausa? Estudos mostram que, em média, nosso cérebro é capaz de manter foco durante 90 minutos. Neste instante, precisamos de pelo menos alguns minutos de descanso. Ao fazer estas pausas, permitimos que nossas mentes e corpos mantenham-se atualizados e prontos para um novo ciclo de alta atividade de 90 minutos.

 

3.       Atinja pequenas metas todos os dias: defina prioridades para o início do dia na noite anterior com base na importância dos objetivos e na perspectiva de conclusão. Se quisermos ser produtivos, precisamos gastar nosso tempo de trabalho para a realização de objetivos menores a partir de pequenas tarefas. Definir pequenas metas nos oferece reforço positivo quando alcançadas, afinal é sempre bom saber que está realizando algo. Isso ajuda a manter-se motivado a trabalhar em direção a seus maiores objetivos.

 

4.       Saiba para onde vai o seu tempo: aqui, a questão mais importante é: “Estou usando o meu tempo da melhor maneira possível?” Existem diversas atividades que podem facilmente ocupar grande quantidade de tempo na nossa programação diária. Se essas atividades não estão produzindo nada tangível e, em vez disso, desperdiçam o tempo, então talvez seja melhor rever suas prioridades. Ao comparar horas gastas com os resultados, você verá se está usando sua mente da melhor maneira possível. Organizar o tempo se resume em expressar as prioridades e ser capaz de dizer não quando necessário.

 

5.       Estabeleça uma rotina: a repetição é a melhor forma de desenvolver bons hábitos em nossa vida, optando por fazer a coisa certa mesmo quando não sentimos vontade de fazer isso. Ser produtivo requer habilidades e isso pode ser adquirido com a prática repetida de forma disciplinada.

 

6.       Mais não é indicativo de melhor: em uma base diária, não tente realizar mais do que três tarefas principais; ter mais de três reuniões em um dia e concentrar-se em vários projetos. Ser oprimido com muitas demandas ao mesmo tempo é uma escolha. Aprender como e o que gerenciar é algo que precisamos trabalhar continuamente a fim de se desenvolver o hábito de ser produtivo a cada dia.

 

Fonte: Abilio Diniz

http://abiliodiniz.com.br/lideranca/carreira/produtividade-diaria/


Copyright 2011-2012 - Todos os Direitos Reservados - Images by Free Digital Photos