Voltar a Notícias

.......

Pesquisa de clima contribui para retenção de talentos

 

Patrícia Bispo

 

 

 

A retenção de talentos é uma ação estratégica que exige que a empresa conheça a fundo o que, de fato, acontece no dia a dia dos colaboradores e mais do que isso, identificar as reais necessidades do capital humano. Para isso, é preciso adotar recursos que possibilitem uma leitura real do ambiente corporativo como, por exemplo, a pesquisa de clima organizacional.

 

Uma companhia que conhece muito bem o valor desta ferramenta é a Arcon - especializada em serviços gerenciados de segurança e que em desde 2010 instituiu a pesquisa de clima organizacional, com o objetivo conseguir informações para implantar melhorias internas e, consequentemente, reter os talentos. A Arcon atua no mercado nacional desde 1995 e possui unidades nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e no Distrito Federal.


A pesquisa é aplicada junto a todos os colaboradores da companhia, independente do nível hierárquico. "As exceções se restringem à presidência e à diretoria", explica Angelo Ribeiro, gerente de RH da Arcon, ao enfatizar que a ferramenta é aplicada semestralmente, nos meses de julho e dezembro. Segundo ele, para conduzir a pesquisa de clima, a empresa não firmou parceria com consultorias externas e todo o trabalho é realizado pela área de Desenvolvimento Humano, que faz parte da gerência de Recursos Humanos. "Optamos por essa linha de trabalho por ser uma pesquisa bastante detalhada, na qual são abordados diversos aspectos que influenciam um bom ambiente de trabalho e o desenvolvimento dos colaboradores", argumenta Angelo Ribeiro.


Etapas da pesquisa - A pesquisa de clima organizacional da Arcon que é realizada num período de aproximadamente 15 dias, compreende as seguintes etapas:


1 - Avaliam-se os principais descontentamentos da pesquisa anterior.
2 - Antes da aplicação da pesquisa são promovidas campanhas internas sobre a importância da participação de todos de forma colaborativa e consciente.
3 - É feita uma revisão dos conteúdos abordados na pesquisa, ou seja, avaliação das perguntas.

4 - O colaborador tem a opção de se manter anônimo, ao responder o questionário.
5 - Aplicação da pesquisa. 

6 - Apuração e divulgação dos resultados, através da intranet corporativa e por e-mail corporativo.

7 - Avaliação dos alertas apontados e, então, desenvolvimento de planos de ação corretivos.

 

 

 

Frutos da pesquisa - Ao ser questionado se a partir dos resultados da pesquisa de clima, a Arcon já realizou melhorias internas, Angelo Ribeiro diz que graças a essa ação da área de RH, já foi possível rever as políticas de bonificação e de remuneração variável.


"Além disso, criamos novos canais para melhoria da comunicação interna, planejamos treinamentos para desenvolvimento de lideranças, implantamos um programa de qualidade de vida, elaboramos políticas de retenção como a instituição da folga no dia do aniversário e indicação premiada, onde o colaborador é recompensado por indicar um candidato que é aprovado em um dos nossos processos seletivos, entre outras ações que estão em andamento", cita, ao acrescentar que a PCO tornou-se uma importante ferramenta para o planejamento estratégico da empresa. Isso, porque a partir de seus resultados são avaliadas novas possibilidades de desenvolvimento de políticas favoráveis aos colaboradores.


Contribuição dos Líderes - Por fim o gerente de RH destaque a importância dos líderes para o êxito da pesquisa de clima, uma vez que as lideranças são fundamentais no processo de comunicação e no alinhamento das ações que são desenvolvidas após a análise da pesquisa. "Nossa pesquisa é um instrumento de melhorias e validações das expectativas dos colaboradores em relação ao posicionamento da Arcon no mercado. Estamos seguros que somos uma empresa interessante e o indicador de rotatividade comprova tal pensamento", sintetiza.

 

Fonte: Rh.com.br

http://www.rh.com.br/Portal/Motivacao/Materia/8646/pesquisa-de-clima-contribui-para-retencao-de-talentos.html

 

 


Copyright 2011-2012 - Todos os Direitos Reservados - Images by Free Digital Photos