Voltar a Notícias

.......

Profissionais culpam celular por não conseguirem se desligar do trabalho

 

 

Com a popularização dos smartphones, o comportamento dos profissionais mudou em vários aspectos. Por um lado tem sido uma distração e atrapalha nas tarefas, por outro facilita a comunicação entre os funcionários dentro e fora do escritório. Para alguns especialistas ainda é muito complicado dizer se essa nova ferramenta favorece ou atrapalha no desempenho do trabalho.


A Trabalhando.com realizou uma pesquisa com cerca de 400 deles para descobrir a relação entre celular e trabalho. O resultado é que 47% dos entrevistados usam o smartphone para atividades profissionais, enquanto 53% afirmaram que não utilizam.


Com relação à opinião dos profissionais sobre como as novas tecnologias afetam a vida das pessoas: 30% não acreditam que elas afetem a vida do funcionário, 27% acham que os celulares têm atrapalhado na concentração para cumprir suas tarefas, 24% afirmam que os smartphones facilitaram a comunicação com os demais colegas, mas que isso tem aumentado a ansiedade e a pressão no trabalho, enquanto 19% afirmam que por conta desses celulares tem sido difícil se desligar do trabalho.


Para o diretor-geral da Trabalhando.com, Caio Infante, fazer algumas pausas para aliviar a tensão é totalmente válido. “Usar o celular em algumas ocasiões para checar whatsapp ou email pessoal é normal, mas não pode ser uma distração total do trabalho”. Já sobre os chefes e funcionários que utilizam os aplicativos do celular para manter contato com fora do trabalho, Infante afirma que pode ser perigoso. “O ideal é que exista um acordo prévio, sobre em quais situações pode se falar sobre trabalho. Quando um estiver de folga ou de férias, se desligar do trabalho é um direito que todos devem ter”, diz.


Entre os entrevistados, 15% têm entre 16 e 24 anos, 22% têm entre 24 e 30 anos, 28% têm entre 30 e 40 anos e 35% tem mais de 40 anos.

 

Fonte: Rh Central

http://www.rhcentral.com.br/destaques/destaque.asp?COD_destaque=2160


Copyright 2011-2012 - Todos os Direitos Reservados - Images by Free Digital Photos