Voltar a Notícias

.......

 

Reter funcionários é a principal preocupação do RH para 2016

 

O RH que cada vez mais passa a ser conhecido como Gestão de Pessoas vem passando por modificações constantes nos últimos anos, deixando de ser um setor operacional onde se contrata, trata folha de pagamento e demite colaborares. Hoje sua função passar a ser extremamente estratégica, com uma visão voltada para organização e criação de lideres corporativos, atração de colaboradores de alta performance e retenção de talentos.

É fato que atrair talentos esta cada vez mais difícil para qualquer organização, a concorrência é grande. Basta analisarmos as últimas estatísticas a respeito do mercado de Trainees no Brasil. São algumas centenas de empresas disputando talentos, salários iniciais bem atrativos e a promessa de assumir uma posição de liderança em 18 ou 24 meses!

Como atrair o tão sonhado perfil orientado a resultados, o profissional com “senso de dono”, ou o “PSD” – Poor, Smart, Deep Desire to Get Rih como Jorge Paulo Lemann caracterizou o perfil de seus talentos?

·         Crie um ambiente mais familiar, com confraternizações e happy hours, ou incentive o colaborador a contribuir com uma planta, fotos ou objetos que tornem o ambiente mais acolhedor;

·         Crie ações para melhorar o clima no ambiente de trabalho. Estimule a prática de esportes, promova campeonatos internos ou disponibilize áreas de lazer;

O contexto econômico atual não é dos mais favoráveis, o volume de contratações caiu severamente, além de haver redução de custos que normalmente são ferramentas utilizadas em momentos como o atual. Isso torna a retenção de bons colaboradores mais desafiadora, existem maneiras simples de alcançar o comprometimento de seus colaboradores que vão muito além de benefícios financeiros como:

·         Proporcionar Crescimento e desenvolvimento Profissional;

·         Ouvir e cuidar da sua força de trabalho;

·         Programas de Qualidade de Vida no Trabalho;

·         Treinamentos e Workshops;

·         Ter um Plano de Remuneração Variável;

·         Programa de Promoções Internas.

Que a tarefa de reter não é fácil isso todos nós já sabemos, contudo com um setor de Gestão de Pessoas estruturado com pessoas qualificadas, com bom nível de expertise e um plano de retenção bem organizado e projetado o processo pode ser implantado com sucesso e alcançar resultados surpreendentes.

Fonte:  https://geracaorh.wordpress.com/2015/12/17/reter-talentos-um-grande-desafio-para-gestao-de-pessoas-em-2016/ Fonte:  


Copyright 2011-2012 - Todos os Direitos Reservados - Images by Free Digital Photos