Voltar a Notícias

.......

Seis dicas para avançar na carreira profissional

 

 

Orientações são úteis para quem deseja se destacar na organização, obter um novo cargo ou conquistar uma vaga no mercado.


Para se destacar no competitivo mercado de trabalho é preciso estar preparado – e só qualificação profissional pode não bastar. Sergio Ricardo Rocha, coach, consultor empresarial e palestrante, observa que refletir sobre a vida profissional pode dar novos rumos à carreira.


“Não importa se a pessoa já está empregada ou se está à procura de uma vaga, ela precisa saber qual é o seu perfil e analisar tudo o que é preciso para avançar na profissão. Ajustar comportamentos e atitudes conforme as expectativas do empregador é fundamental”, ressalta.


Rocha, especialista em liderança e equipes de alto rendimento, também conhecido como Dr. Vendas, dá algumas dicas preciosas para melhorar a vida profissional.


1 – Não tenha medo de mudar


As pessoas são resistentes às mudanças, mas alterar comportamentos pode ser essencial para progredir. Se você não consegue visualizar quais pontos exigem um novo posicionamento, pergunte para pessoas mais experientes no segmento.


2 – Estude


Ampliar os conhecimentos técnicos e acadêmicos é o caminho certo para conquistar a vaga desejada ou garantir uma promoção. O ideal é avaliar os conhecimentos que serão úteis na atuação profissional e começar a estudar o mais breve possível.


3 – Crie uma rede de relacionamentos


O network deve ser desenvolvimento dentro e fora da empresa. Participar de congressos, palestras e workshops são uma boa alternativa para conhecer pessoas do segmento. O profissional deve permitir que os outros também o conheçam e não se aproximar somente de pessoas influentes. Ser lembrado com profissionalismo, seriedade e carisma por todas as pessoas é a melhor estratégia. Na hora certa, o indivíduo será indicado para quem exerce um cargo de liderança.


Vale lembrar que se deve oferecer muito antes de pedir algo, ou seja, procure ajudar mais do que pedir ajuda.


4 – Planeje a carreira


Elaborar um planejamento de carreira ajuda a visualizar o futuro e a conquistar as metas desejadas. Os objetivos e as ações para atingi-los devem ser traçados com certa flexibilidade, já que não há como prever tudo o que pode acontecer nos próximos meses ou anos.


Avalie as experiências acumuladas, reflita sobre as tendências do setor e identifique o seu lugar neste cenário. A carreira deve ser encarada como um recurso financeiro: pense no seu valor de mercado atual e quanto quer valer daqui a alguns anos. E, claro, quais as atitudes necessárias para viabilizar as mudanças.


5 – Saiba vender


O profissional deve vender a sua imagem, o seu trabalho, o que ele tem de melhor. Saber as técnicas de vendas e de negociação pode fazer a diferença na hora de disputar um novo cargo.


6 – Seja produtivo e faça propaganda do seu trabalho


As empresas buscam pessoas comprometidas e produtivas. Os funcionários devem dar o seu melhor, sempre, e superar os desafios. Mas não adianta fazer um bom trabalho e ninguém saber disso. Por isso, sempre apresente seus resultados e você começará a ser visto com outros olhos pelos líderes.

 

 

Fonte: RH Central

http://www.rhcentral.com.br/noticias/noticia.asp?COD_noticia=12898


Copyright 2011-2012 - Todos os Direitos Reservados - Images by Free Digital Photos