Voltar a Notícias

.......

 

Torne sua empresa sustentável 

 

 

 

 

 

 

 

Reduzir o consumo, inovar e compartilhar ideias. Um empreendedor pode tornar a sua pequena empresa sustentável com a adoção de algumas práticas. Algumas práticas básicas podem começar a ajudar nesse processo, como pintar ambientes de branco para melhorar a iluminação e abrir janelas para diminuir o consumo de ar condicionado. 
A ecoeficiência é um modelo de gestão que tem como foco a redução de recursos naturais e materiais.

 

 

Confira algumas dicas de especialistas para empreendedores sobre como ir transformando sua empresa em uma empresa sustentável: 

 

 

1. Faça uma revisão 
A manutenção das máquinas precisa ser feita regularmente e a parte elétrica da empresa não deve ser negligenciada. Há casos em que o empresário vai precisar investir a médio e longo prazo, como trocar lâmpadas tradicionais por led, substituir o refrigerador antigo ou trocar o ar condicionado.

 

 

2. Identifique alternativas
Energia limpa, separar o lixo e reutilizar embalagens são algumas questões que entram no tema da sustentabilidade. Para os especialistas, é preciso uma pesquisa básica antes que o empresário comece a adotar medidas em seu negócio. O que tem que ser trabalhado é o entendimento sobre o custo, pois não adianta começar a investir em produtos mais baratos, mas que não se sabe se é ecologicamente correto.

 

 

3. Busque parcerias locais 
Separar produtos para reciclagem é um esforço que a maioria dos pequenos empresários faz. Entretanto, é exatamente essa prática que o desmotiva, pois a coleta acaba misturando tudo que ele separou. Para os especialistas, entregar os produtos recicláveis para um coletor da região já é um direcionamento melhor dos resíduos que a empresa produz.

 

 

4. Envolva todos
A tendência do consumidor é reconhecer as atitudes de um empresário que está contribuindo com a sustentabilidade do planeta. Além disso, a importância do empresário envolver os funcionários é importante na sustentabilidade. Segundo especialistas, é a oportunidade de relacionamento, educação e engajamento.

 

 

5. Controle os gastos
Copos plásticos, papeis e produtos de limpeza são alguns produtos que fazem parte da rotina da maioria das pequenas empresas. O controle é o melhor aliado para a economia. Uma planilha com registros sendo atualizados mensalmente já auxilia o empresário.

 

 
Fonte: Rh Central

Copyright 2011-2012 - Todos os Direitos Reservados - Images by Free Digital Photos